quinta-feira, 22 de setembro de 2011

"As Flores ja alegram a cidade se São Paulo saudando a chegada da Primavera

Flores antecipam a chegada da Primavera

 

Ruas da capital já contam com árvores floridas; nova estação começa dia 23.
Ipês costumam florescer em setembro, diz botânico.

Do G1 SP
Ipês e jacarandás colorem de roxo ruas de São Paulo (Foto: Fabiano Correia/ G1)Ipês e jacarandás colorem de roxo ruas de São Paulo (Foto: Fabiano Correia/ G1)
Árvores floridas já colorem as ruas e avenidas de São Paulo nas vésperas da chegada oficial da primavera ao hemisfério sul. Os moradores da capital paulista têm o privilégio de apreciar diversos exemplares de ipês-roxos e amarelos, jacarandás-mimosos e outras espécies que deram espaço à estação das flores antes mesmo do dia 23 de setembro – data oficial do início da nova estação.
Flores amarelas dão vida às ruas paulistanas (Foto: Fabiano Correia/ G1)Flores amarelas dão vida às ruas paulistanas
(Foto: Fabiano Correia/G1)
Segundo Gregório Ceccantini, professor de botânica da Universidade de São Paulo (USP), os ipês, uma das espécies mais presentes em São Paulo, costumam florescer em setembro. “Algumas árvores muito vistosas, como os ipês, chamam mesmo a atenção nesta época”, diz Ceccantini.
A posição geográfica da cidade, de acordo com o botânico, contribui para o surgimento das flores antes mesmo da primavera. “Na região em que estamos não existem estações muito bem definidas. Por isso, [as árvores] já têm flores”, diz.
Neste ano, os paulistanos podem ver exemplares de árvores floridas até mesmo em regiões marcadas pela poluição. Na Marginal Pinheiros, na altura da Avenida Juscelino Kubitschek, uma árvore já deixa flores rosas espalhadas pela calçada, tamanha a quantidade de exemplares que disputam espaço na copa.
As avenidas Brigadeiro Faria Lima, Pedro Álvares Cabral e Chucri Zaidan estão enfeitadas por árvores com flores em tonalidades violeta. O motorista que passar pela Rua Senna Madureira poderá vislumbrar um verdadeiro túnel de flores. No Parque do Ibirapuera, próximo ao lago, diversas árvores contrastam o tom com o verde das demais, compondo uma paisagem característica da estação da contagem dos anos.
A primavera começa oficialmente na sexta-feira. “Esta é a data igualmente distribuída para antes e depois do equinócio”, diz Ceccantini. O equinócio é o fenômeno astronômico no qual o dia tem a distribuição exata de tempo entre a manhã e a noite.
Árvores cheias de flores espalham exemplares pelo chão (Foto: Fabiano Correia/ G1)Árvores cheias de flores espalham exemplares pelo chão (Foto: Fabiano Correia/G1)