terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Raios e Trovões


Época de tempestades, tome cuidado com raios!


Primavera e verão são as estações do ano em que mais chove. Normalmente são tempestades que se precipitam sempre após um dia abafado. Com as chuvas vêm os trovões e os temidos raios e, para quem acha que ter cuidado com eles é tolice, saiba que o Brasil é o país com maior incidência no mundo, com cerca de 100 milhões de raios por ano.
Um cuidado muito importante nestas condições é se proteger, mas nunca sob a falsa proteção de árvores que atraem os raios. Também é necessário evitar ficar próximo aos trilhos, cercas de arames, postes e linhas de energia elétrica, lembrando que, uma vez atingido, a chance de sobreviver é de apenas 2%.


10 dicas para se proteger de raios:

1.    Não ande em topos de morros e campo aberto, incluindo campos de futebol, quadras e parques.
2.    Evite piscinas. Tecnicamente, é difícil que alguém seja atingido por um raio dentro da piscina, mas as instalações elétricas que normalmente estão a sua volta podem causar descarga elétrica.
3.    Não procure abrigo em construções, porque há ferros expostos que se tornam pára-raios.
4.    Evite o uso de aparelhos elétricos quando estiver chovendo (ferro, secador de cabelo, chuveiro, televisão) e telefone ou celular.
5.    O melhor abrigo contra raios é o carro, porque os pneus isolam a descarga elétrica.
6.    Se estiver num local desabrigado e sentir os pêlos arrepiados ou a pele coçar, ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles. Nunca deite no chão com o corpo esticado.
7.    Procure abrigo em prédios que tenham pára-raios ou em abrigos subterrâneos, como metrô e túneis.
8.    Não empine pipas.
9.    Em hipótese alguma se abrigue em celeiros ou cabanas.
10.    Afaste-se de tomadas