sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Vai uma erva aí? « Amores no Velho Chico

Vai uma erva aí? « Amores no Velho Chico


Unha de gato? Escada de Macaco? Os nomes soam até engraçado, mas cada uma tem seu poder. Estas e outras raízes, trocos de árvores, ervas medicinais de todo jeito são utilizadas pelo povo do cerrado para cura de muitos males.
Seo José Paulo, raízeiro de Pirapora, com 20 anos na área, diz que se sente feliz em ver as pessoas curadas com as raízes e ervas que oferece na sua banca. A atividade mudou sua vida. “Pra mim, que vivia só bebendo, depois que peguei este serviço aqui, fazendo uma caridade pros outros, fazendo uns remedinhos… pra mim, tudo mudou. É muito importante pra mim, graças a Deus”.
O óleo de copaíba ou pau d´oleo, o mais cobiçado e caro (10 reais um vidrinho com cerca de 5ml) é conhecido por ser um excelente anti-inflamatório. Também é reputado como excelente remédio no caso de sífilis, aneurisma, cistite, urticária, disenteria. Usa-se também como cicatrizante, no tratamento das úlceras e feridas.
Ele também mostra raízes pra quem quer emagrecer, baixar a glicose, pra pessoas com diabetes, osteoporose e esquecimento.
É sempre bom lembrar que os produtos servem como terapia de ajuda e podem auxiliar em um tratamento. Se utilizadas de forma errada, algumas plantas podem fazer mais mal do que bem, por isso tem que se ter cautela.
Sempre que possível, é usar o bom senso e buscar a orientação de um profissional da área de saúde que conheça sobre medicina alternativa com plantas.
E pra não esquecer, passe óleo de mocotó na testa. Segundo Seo Paulo, é bom pra memória