terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Voce sabe o que é franquia?Nos atendimentos que presto durante o horário de trabalho, verifico que muitos segurados tem dúvidas em relação a franquia,muitos nem sabem o que realmente significa e para que serve.

A franquia é o valor estipulado no momento da contratação ou renovação do seu seguro ,onde fica estipulada a quantia que você vai pagar no caso do reparo do SEU VEÍCULO (portanto não se paga franquia se vc vai apenas reparar o veículo de outra pessoa"terceiro") ,este valor é estabelecido pelo sistema de cálculo da seguradora com base principalmente do modelo/ ano modelo do seu auto.

Geralmente as seguradoras utilizam as franquias chamadas NORMAL ou REDUZIDA, mas em algumas seguradoras para alguns casos específicos ainda existem a franquia chamada MAJORADA;vou detalhar mais abaixo...

Se você por exemplo , POR MOTIVO DE ACIDENTE DE TRÂNSITO,causar dano ao seu veículo e ele precisar de reparo ,você vai pagar a tal franquia.A seguradora só entra na história , se o valor do reparo for maior que o valor da sua franquia( A SEGURADORA SÓ PAGARÁ A OFICINA O QUE EXCEDER DESTE VALOR) ex:

Você bateu com seu auto ,amassou a frente do veículo, chamou o reboque , levou para a oficina,ok?

Daí a seguradora vai encaminhar um vistoriador que vai fazer um laudo para comparar o orçamento que a oficina fez...

A seguradora verá qual é a sua franquia,neste exemplo,façamos de conta que na sua apólice vc contratou a franquia normal e ficou estabelecida em RS 1.200,00;se o conserto do seu auto for de RS 1.350,00, vc paga a franquia NA OFICINA QUANDO FOR RETIRAR O AUTO (RS 1.200,00) a seguradora só vai pagar A OFICINA o restante (RS 150,00), ENTENDEU?

Outro ex:

Sua franquia é de RS 1.200,00 ,mas o reparo ficou em RS 3.000,00 , neste caso ,vc pagará a sua franquia NA OFICINA QUANDO FOR RETIRAR O AUTO(RS 1.200,00) e o restante é a participação da seguradora com a OFICINA,OU SEJA (RS 1.800,00).

Agora ,se vc causou um acidente e somente o veículo do terceiro vai precisar de ser reparado,VC NÃO VAI PAGAR FRANQUIA NENHUMA (o valor para o reparo do auto do terceiro ,será retirado do valor que vc contratou para cobrir os DANOS MATERIAIS DE TERCEIRO).

O uso da Franquia para o seu auto ,assim como o reparo do auto do terceiro ,fazem você perder bônus(que é um desconto que vc ganha por não causar prejuízo financeiro à seguradora durante a vigência do seu seguro)

Portanto ,é muito importante você ficar atento no valor da sua franquia na hora de contratar o seguro,pois você precisa levar em conta por exemplo ,se o reparo do seu auto (PEÇAS, MÃO DE OBRA) costumam ser caras ou mais em conta.

LEMBRE , A SEGURADORA SÓ VAI PAGAR O QUE PASSAR DO VALOR DA SUA FRANQUIA, por isso a FRANQUIA NORMAL faz seu seguro ficar mais barato(pois vc vai pagar geralmente a maior parte do reparo), já a FRANQUIA REDUZIDA(que é a metade do valor da franquia normal), fará seu seguro ficar um pouco mais " salgado",mas no entanto na hora de reparar VOCÊ GERALMENTE VAI PAGAR UM VALOR BEM MENOR...

A FRANQUIA MAJORADA,é o dobro do valor da franquia normal, É MUITO CARA,por isso faz seu seguro ficar com um preço bem reduzido