terça-feira, 1 de março de 2011

É hora de Cair na Folia!!!!

O carnaval acontece na estação mais quente do ano, por isso cuidados com alimentação e hidratação são muito importantes. Adaptei  algumas dicas para todos os tipos de folião do site Cyber Diet.
Folião Samba no Pé
Se você só quer saber de dançar, pular e curtir todos os momentos, o cuidado tem que ser ainda maior. Não esqueça de comer, para muitos isso fica em segundo plano, mas é um grande erro. Você pode passar mal e acabar com a sua folia.

Procure fazer pelo menos 2 refeições balanceadas ao dia e beba muita água. Para muitos, se não tiver bebida alcoólica a festa não é completa. Então muito cuidado, não misture vários tipos de bebidas. Durante a festa você perde muito líquido por meio do suor e a cerveja só aumenta o volume da urina e se consumida em excesso pode provocar desidratação.

Folião família
Antes de ir para o salão prepare um lanche para as crianças, com alimentos saudáveis, leves, como por exemplo: pãozinho, frutas, sucos naturais, queijo, bolo, etc. Lá no salão dê bastante líquidos e se você perceber que eles vão ficar muitas horas sem comer, leve barrinhas de cereais, biscoitos ou mesmo picolé de frutas.

Cuidado com as fantasias, com o calor dê preferência as roupas leves, confortáveis, claras e frescas.

Folião de areia
Antes de sair de casa faça um super café da manhã, com cereais, pão e proteínas. Na praia procure comer alimentos como: espiga de milho, picolé de frutas, queijos. Leve de casa frutas ou barrinhas de cereais.

Mas, se você realmente estiver disposto a passar o dia todo na praia, prepare um sanduíche saudável e fique longe dos alimentos gordurosos. Beba bastante líquidos, não esqueça que você ficará exposto ao sol, transpirando, perdendo água e que é necessário repor. A água de coco também é um ótimo hidratante, já que é um isotônico natural fonte de vitaminas e minerais.

Fora da folia
Se você é daqueles que se esconde no carnaval, ou seja, foge do agito, quer curtir a casa ou uma pousada em lugar tranqüilo e vai usar o seu tempo para ler um bom livro, conversar com os amigos, pensar, enfim ficar bem tranqüilo, não pense que por causa disso não precisa de cuidados com alimentação e hidratação.

Já que você terá tempo suficiente para preparar sua comida ou pelo menos escolher o que vai comer, opte por manter uma alimentação balanceada. Faça todas as refeições, tenha refeições equilibradas. Como é verão, consuma frutas, verduras, legumes, gelatina, sucos naturais, sorvete de frutas, ou seja, alimentos refrescantes. Cuide de você e bom carnaval!


Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113